CASE
BANCO NEON

Migração para Nuvem AWS

Sobre a Neon

A Neon é uma fintech brasileira, fundada em 2016, que tem a missão de unir tecnologia e design para redesenhar e simplificar a experiência financeira de seus clientes. A instituição é especializada na abertura e na movimentação de contas-correntes digitais e emissão de cartões de débito, crédito e pré-pago em parceria com o Banco Votorantim. Pioneira em inovações tecnológicas bancárias, a Neon foi a primeira empresa de serviços financeiros da América Latina a oferecer a possibilidade de seus clientes realizarem transferências via Siri.

 

Nos últimos anos, a Neon tem ampliado exponencialmente sua participação no mercado. Com a pandemia, o ano de 2020 trouxe diversos desafios e transformações para o cotidiano de empresas e clientes. Uma das consequências dos novos hábitos da população foi o crescimento de bancos e contas digitais.


No caso da Neon, o movimento tem sido tão intenso que os novos hábitos digitais da população anteciparam em, no mínimo, três anos a escalada de crescimento da instituição.

Entre março de 2020 e janeiro de 2021, a Neon cresceu três vezes em receita e número de clientes.

Entre os 12 milhões de clientes da empresa, 65% usam a conta da Neon como sua conta principal.

Focando no aumento da escalabilidade e da disponibilidade de seus serviços, a Neon decidiu migrar toda a sua infraestrutura On Premise para a nuvem pública na AWS. Para isso, o banco requisitou o apoio do time de especialistas da Inmetrics, que estruturou a melhor estratégia de migração de acordo com as especificidades dos ambientes da Neon.

Desafios e oportunidades

A adoção das tecnologias em nuvem continua sendo uma das principais forças que impulsionam a transformação digital nas empresas. Além disso, a modernização de aplicações faz parte de uma iniciativa mais abrangente para se preparar à medida que essas organizações respondem às mudanças em suas necessidades de negócio.

 

Nesse sentido, a migração para Cloud e a modernização de aplicações costumam ser a melhor opção para negócios que procuram otimizar suas operações de Tecnologia, aumentando a escalabilidade e reduzindo custos.

Por isso, ao optar pela utilização da plataforma de Cloud da Amazon Web Services (AWS), a Neon fez um movimento extremamente estratégico para garantir maior confiabilidade, escalabilidade e mais agilidade às suas operações.

 

O grande desafio para o time da Inmetrics, no entanto, era realizar essa jornada de migração para a nuvem sem riscos de perda de dados e sem custos onerosos.

Amazon Web Services revendida por Inmetrics, vendedora de distribuição autorizada da Amazon Web Services. Amazon Web Services, o logotipo Amazon Web Services, AWS e o logotipo Powered by amazon Web Services são marcas registradas da amazon.com, Inc. ou de suas afiliadas nos Estados Unidos e/ou em outros países.

'Lift and Shift' para menos alterações de infraestrutura e menor downtime possível

A abordagem de migração Lift and Shift diz respeito à migração de aplicativos e dados associados para a nuvem com o mínimo ou nenhuma alteração na arquitetura digital, no fluxo de dados ou nos mecanismos de autenticação.

 

As aplicações são “elevadas” dos ambientes existentes e “deslocadas” exatamente como estão estruturadas para as novas plataformas de hospedagem em nuvem. O método não exige alterações nas aplicações e nos dados da empresa, pois eles são apenas “re-hospedados” em cloud.

As principais considerações para realizarmos a migração Lift and Shift são os requisitos de computação, armazenamento e rede do aplicativo.

 

Eles deveriam ser mapeados a partir do que estava disponível na infraestrutura de origem da Neon, para os recursos correspondentes na nuvem da AWS.

 

Ao realizarmos esse processo, houve uma economia de custos significativa durante a migração. Além disso, essa é uma abordagem de risco mínimo para obter o ROI máximo.

Impactos do nosso trabalho

Nosso projeto de migração para a nuvem na Neon teve início em 2019 e duração de dois meses. Realizamos um trabalho intenso de assessment do ambiente de TI que eles possuíam à época, mapeamos toda a arquitetura digital e lógica da empresa e, a partir daí, desenvolvemos a melhor estratégia para eliminar pontos únicos de falha (SPOF). Ao final de nossas ações, além de termos todas as aplicações operando com sucesso no ambiente Cloud, obtivemos um aumento nos índices de confiabilidade.

Assessment do

ambiente de TI

Mapeamento da arquitetura física e lógica

Desenvolvimento de estratégia para eliminar pontos únicos de falha (SPOF)

Aumento de

confiabilidade

Quando falamos em confiabilidade, nos referimos aos requisitos de uma infraestrutura que permitem maximizar a disponibilidade de cargas de trabalho executadas, sem que haja falhas ou interrupções nesses serviços.

Além disso, o gerenciamento de segurança e conformidade em um processo de migração para a nuvem feito através de Lift and Shift é relativamente simples. Isso significa que não houve mudanças significativas em termos de processos de negócios associados a infraestrutura, bem como interfaces de monitoramento e gerenciamento.